quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Retratos do meu comércio

Eu "tenho" um comercio, virei comerciante, deixei a loucura burocratizada do hospício e fui pra loucura do dia-a-dia, fui pros loucos nossos de todo dia... Tenho um comercio de vender coisas prontas, não "faço" nada, só compro e vendo e assim vou vendo a vida alheia... São retratos de vidas que vejo aos pedaços e talvez seja a definição mais completa de cada uma dos meus "clientes"... Tinha um rapaz, bem apessoado e de bons modos que ia todas as manhas tomar seu "café" conosco, uma coxinha e uma coca-cola, ia todos os dias, trabalhava em outro comercio próximo, de repente sumiu, foi pego roubando o patrão... E pela pose eu achava que ele era o patrão... Tem o senhorzinho das cervejas caras, ele vai, senta, com as pernas bem juntas, toma suas duas cervejas e vai embora, tem dia que a esposa está de plantão, aí ele fica mais, toma três, fala contida, quieto, movimentos mínimos, me admira por trabalhar e não querer depender do marido, se começar uma conversa nunca mais sai de lá... É fiel, vai só pra tomar a cerveja cara, toda semana está lá, educado, contido, solitário, mas as vezes parece feliz pq "não tem ninguém em casa", justifica-se... Tem outro rapaz que sempre toma um capuchinho, chega serio, senta de costas pra gente, mal fala "me dá um capuccino aí", toma, paga e vai embora, toda semana está, sério, sisudo, desse eu não arrisco dizer nada, mas algo o incomoda muito, apenas suspeito que seja o trabalho... Ele parece sempre estar meio "puto"... Tem tb um senhor, o grandão, gosta de Sanduiche de atum, gosta só de uma marca, qdo não tem ele briga com as atendentes e por tabela, comigo, aparece a qq hora, senta e começa a beber cerveja, lata, "minha filha anote aí, peguei outra, tô botando as latas ali, olhe". Mandão, e num olhe não! Aí come umas barrigas de cereal (com cerveja?), come 2 salgados e arrasta os Sanduiches de atum pra casa, "só gosto desse, posso até experimentar esse outro, posso até experimentar hoje" mas não experimentou, foi fiel à sua marca favorita, é folgado, pede pra aumentar a tv, pra mudar o canal, quer conversar sobre política, homem vivido, diz que se cuida, tem 52 com cara de 68, acabadinho, mas firme ainda... Ele liga pra esposa qdo não tem o Sanduiche de atum, pra ela escolher outro... Será q ela manda nele? Acho que sim... Percebi agora, a única cliente mulher q sempre está lá é a grávida, vai coma cara que acorda, compra um monte de porcaria e uma porção da sobremesa congelada q vendemos, acho q ela está lá dia sim, dia não, com a mesma cara q acorda, com a roupa q tava em casa, entra de arrastando, bocejando, toda mal-amanhada... Num responde o bom dia, pede o q quer e vai embora... A vida dela deve estar cinza, parece cinza, qual ambiente aguarda por esta criança!. Num quero nem imaginar! Se lembrar de mais algum retrato eu comento depois... Retratos do eu comércio...

Nenhum comentário: